18 de maio de 2018

Resenha: Pés como os da corça nos Lugares Altos



Autora: Hanna Hurnard
Editora: Editora Vida
Ano: 1989
Aonde comprar: Editora VidaAmazon


Sinopse: Pés como os da corça nos lugares altos é uma bela alegoria da constante jornada dos filhos de Deus em busca dos Lugares Altos do amor, da alegria e da vitória.
Este é também o livro mais conhecido e amado de Hanna Hurnard.
Receba inspiração e encorajamento ao descobrir como Grande-Medrosa, acompanhada de tristeza e sofrimento, venceu seus angustiantes temores ao transpor perigos e montanhas  em busca dos Lugares Altos.

Resenha:

Pés como o da corça nos lugares altos é uma poesia vinda diretamente de Deus, um romance do amor mais perfeito que existe, o amor entre o Pastor e uma Grande-medrosa ...

O livro relata a história da frágil Grande-Medrosa, que vivia no Vale da Assolação e era perseguida por seus parentes Temores. Grande-Medrosa amava visitar o Pastor que sempre estava cuidado de suas ovelhas, até que um dia ela recebeu um convite especial, o Pastor a convida para viver ao lado dele nos Lugares Altos, no Reino do Amor, ao aceitar o convite ela não tinha ideia de todo caminho que iria percorrer e de tudo que iria passar.
Conforme eu lia me identificava cada vez mais com as situação que ela passava, pois relata de um modo espiritual as situações que passamos na nossa caminhada com Cristo e uma das partes que me chamou a atenção foi quando chega na parte da caminhada pelo deserto, pois Grande-Medrosa ia caminhando rumo aos lugares altos mas a caminhada pelo deserto a levava para um caminho contraditório que em sua visão não a levaria para os Lugares Altos, sua família temores sempre a tormentavam dizendo que o Pastor estava enganando ela, por esse motivo ela chamou o Pastor (quem a acompanhava era Tristeza junto com sua irmã Sofrimento, elas foram escolhidas pelo Pastor para acompanhar Grande-Medrosa). Quando o Pastor chegou ela implorou para não passar no deserto e chorou muito, pois ela via somente o que seus olhos queriam ver, mas depois que sua passagem pelo deserto teve fim, ela se sentiu grata ao Pastor, por tudo o que aprendeu e a partir desse momento ela aprendeu a confiar mais nele, as vezes ela o questionava, mas seguia sempre obediente.

Quantas vezes em nossa vida passamos por situações que não queremos passar, então choramos e imploramos a Deus misericórdia, mas percebe que nada a sua volta mudou, isso porque é necessário passar por certos caminhos em nossa vida, para que quando chegar momento certo a gente possa estar preparados e maduros o suficiente para receber aquilo que nos foi prometido por ele.

" Sim, eu te amo, tu sabes que eu te amo. Oh, perdoa-me por não conseguir dominar as minhas lágrimas. Irei contigo ao deserto para longe do que me prometeste, se essa é a tua vontade, mesmo que não possas me contar a razão dessa descida, eu irei contigo, pois sabes o quanto te amo. Tu tens o direito de escolher para mim qualquer coisa que seja do teu grado." 
|Grande-Medrosa ao Pastor|

Nosso problema é questionar as razões de Deus e achar que somos vítimas acreditando que não merecemos passar pelo o que estamos passando, e dessa forma não confiamos em Deus, mas quando você entrega sua a vida a Deus, você não mais dono das suas escolhas, do seu futuro mas sim Deus, ele vai decidir o que é melhor para você e como suas ovelhas devemos aceitar e não questionar pois Deus nunca erra, no final de tudo seremos pessoas melhores do que somos hoje é para isso que servem as tempestades, amadurecimento, força e sabedoria!
E vemos isso no livro, em todo caminho que Grande-Medrosa passava ela aprendia algo e sua evolução é notável, sim ela sentia medo mas com o tempo aprendeu a confiar nas palavras do Pastor e não em sua família Temores. E a cada caminhada terminada ela erguia um altar e guardava a pedra como memorial, para que quando chegasse nos lugares altos ela não esquecesse de tudo que aprendeu.
Guarde memoriais em seu coração, para que quando chegar aonde você deseja não se esqueça do quando Deus te ajudou e de todos os momentos que Ele esteve ao seu lado.

O interessante do livro é que ele nos mostra que conhecemos o Pastor, ouvimos falar dele, muitas vezes vamos á igreja, mas somente quando decidimos aceitar o convite de caminhar com ele, de segui-lo aonde for, de querer conhece-lo mais e mais somos levados aos lugares altos e ele começa trabalhar em nossas vidas de uma forma maravilhosamente perfeita, mas isso requer sacrifícios que muitas vezes não queremos fazer e a renúncia é o maior deles.

Quando minha emprestou esse livro, eu sinceramente não esperava que fosse me cativar da forma que cativou e nem que fosse falar ao meu coração da forma que falou, tanto é que faz quase 4 anos que ele está aqui em casa e comecei a ler a um mês.
Esse livro falou muito em meu coração e enquanto eu lia pude sentir cada vez mais Deus perto de mim e espero que se você for ler, quando estiver lendo abra o seu coração para que Ele fale com você.

"... nada lhes poderá causar qualquer dano, enquanto seguirem o caminho escolhido por mim."
|Pastor para Grande-Medrosa e suas companheiras|