18 de março de 2018

3| Devocional Semanal: Promesas feitas, promesas cumpridas


JUÍZES 11:35

"Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: 
Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por sua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar."



Essa passagem fala sobre a promessa que Jefté faz a Deus, que se vencesse a guerra contra os amonitas a primeira pessoa que saísse pela porta de sua casa ele oferecia em sacrifício a Deus, mal sabia ele que sua unica filha era quem sairia por aquela porta para alegremente recebe-lo.
Não consigo imaginar o coração daquele homem que mesmo contra sua vontade, mesmo amando sua filha, mesmo com o coração em pedaços teria que dar a Deus sua preciosidade, só nesse momento ele teve noção do que fez e rasgou sua vestes por causa da angústia que estava sentindo.
Parece um pouco forte e insensível da parte de Deus deixar que isso acontecesse, mas para Ele os votos são algo muito importante e que não se deve ser quebrado NM 30:2, cada pessoa é responsável pelo que promete. Temos que levar em consideração também que quando Jefté fez esse voto o Espírito Santo havia acabado de descer sobre ele, fazendo com aquela emoção que ele sentia naquele momento o fizesse agir sem pensar nas consequências JZ 11:29-30.

Nos tempos em que vivemos é muito fácil quebrar uma promessa, pois na maioria das vezes elas não valor algum, mas quando essa promessa vem de Deus queremos que seja cumprida o mais rápido possível, pois Ele não pode jamais quebrar uma promessa, então me deixe te perguntar, quantos votos e promessas que você fez com Deus, você nunca cumpriu? Quantas promessas você fez as pessoas ao seu redor, mas nunca foram se quer lembradas por você? Somos filhos de Deus mas muitas vezes não agimos como tal, só poderemos exigir algo de Deus quando conseguirmos ser perfeitos como Ele, como disse o rei salomão é melhor não fazer um voto do que fazer e não cumprir EC 5:4-5.
Não faça promessas por emoção, pois assim você fará uma promessa absurda e depois terá que cumprir, lembre-se que vamos prestar contas a Deus sobre tudo, até mesmo das promessas que não foram cumpridas.

Promessas são pactos, alianças selados pela alma e jamais deve ser quebrada, mas se é algo que te faz chorar, te faz sofrer e vai contra as leis de Deus é necessário ter uma conversa profunda com Ele, seja sincero em seu coração e ele atenderá seu pedido. 
Antes de fazer uma promessa pense se você vai conseguir cumpri-la, pense nas consequências, pense se não está fazendo aquilo pela emoção, Jefté é um exemplo de como não fazer uma promessa , mas também é um exemplo de alguém que suportou as consequências daquele voto e cumpriu pois ele sabia o quando uma promessa é importante para Deus JZ 11:39. As promessas são tão importantes para Deus que na bíblia a uma quantidade enorme delas e Ele cumpriu e continua cumprindo todas as promessas já feitas NM 23:19.

" Não violarei a minha aliança
nem modificarei as promessas dos meus lábios." 
Salmos 89:34

Ore comigo: Senhor Jesus, peço perdão por todas as vezes que fiz um voto contigo e não cumpri, por todas as vezes que prometi algo para alguém e não cumpri, como filho neste momento peço que me ensine e me ajude a cumprir meus votos e promessas mesmo que pareca difícil, mesmo que me doa pois neste momento quero agir com sinceridade em sua presença, pois tu és fiel a mim em todos os momentos mesmo que eu não mereça.
Em nome de Jesus, amém

♡♡